Corumbá (MS)- Um homem identificado como Leandro dos Santos Silva, foi preso por policiais civis da Delegacia de Ladário, após ter sido flagrado por agentes da Receita Federal no Posto Esdras, tentando ingressar na Bolívia com uma carreta Volvo, com documentos falsificados.
De acordo com o registro policial, ao desconfiarem da documentação apresentada pelo motoristas, os agentes acionaram a Delegacia de Ladário que atua no combate a este tipo de crime, e os policiais constataram em consulta junto a ANTT, que o veículo não possuía autorização para carga internacional.
Questionado a respeito do motivo da viagem o autor também não soube precisar onde iria carregar e qual tipo de material, acabou caindo em contradição e revelou que pegou o documento utilizado para o transporte internacional de cargas, com um indivíduo identificado como Gilberto, e que este trabalha em uma transportadora de Corumbá.
O motorista relatou ainda que não é a primeira vez que atravessa caminhões para Bolívia e que fez a travessia de uma outra carreta no dia 17 deste mês, deixando o veículo no país vizinho e retornando.
Aos policiais Leandro disse que é apenas um motorista e que seu patrão seria um homem identificado como Eduardo.
Carreta sublocada
Na delegacia os policiais entraram em contato com o proprietário da carreta, que alegou ter feito um contrato de locação do veículo com uma pessoa identificada como Romário e que no documento existia uma clausula que proibia a sublocação da carreta a terceiros assim como a saída da mesma do território nacional.
O motorista relatou ainda que há 10 meses, teria ido até a casa do indivíduo conhecido como Romário que teria sublocado ao seu patrão a carreta. Foi feito contato telefônico com o indivíduo identificado como Romário, mas os policiais ouviram quando uma criança nitidamente orientada por um adulto teria dito que Romário estaria em viagem.
Investigação
O condutor foi detido e as investigações prosseguem no sentido de identificar o envolvimento de outras pessoas na trama que teria o objetivo de ingressar carretas no país vizinho para posteriormente serem dadas como furtadas.
O telefone do condutor com as mensagens de texto no aplicativo WhatsApp, também vão servir para identificar os envolvidos na falsificação de documentos que estariam sendo feito por funcionários de transportadoras que atuam na cidade de Corumbá.