Obras de elevador funicular que liga avenida General Rondon ao Porto Geral estão 84% concluídas; diz prefeitura

Você está visualizando atualmente Obras de elevador funicular que liga avenida General Rondon ao Porto Geral estão 84% concluídas; diz prefeitura
  • Autor do post:
  • Post publicado:28 de maio de 2019

As obras do Funicular/Plano Inclinado estão em pleno andamento pela Prefeitura de Corumbá. O prefeito Marcelo Iunes esteve no local e constatou que a intervenção, depois de concluída, vai promover a mobilidade, urbanização, melhoria das condições socioambientais, turísticas e a acessibilidade facilitando o acesso da população – e visitantes – ao Porto Geral e à orla fluvial no Porto Geral e ao Complexo do Geopark na Cacimba da Saúde.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, a obra trata da montagem de um equipamento que possui duas plataformas de entrada: a superior, que se encontra na avenida General Rondon, próximo ao Antigo Hotel Galileo no início da rua Frei Mariano; e a inferior, em uma pequena praça que dá acesso ao Porto Geral através da Travessa Mercúrio.

O transporte do passageiro é feitos através do acesso a uma destas plataformas. O passageiro entra na cabine do elevador com capacidade para 06 pessoas. A cabine – popularmente conhecida como Funicular/Plano Inclinado – percorre um trilho inclinado, num trajeto de 45 metros, vencendo um desnível (altura) de 19 metros entre a plataforma superior e a inferior. A obra de intervenção contempla duas plataformas de embarque e desembarque, para abrigar a recepção, casa de máquina, sanitário para funcionário e controle de entrada-saída ao equipamento de cabine do Plano Inclinado.

O prefeito Marcelo Iunes destacou que a intervenção tem a finalidade de proporcionar melhor mobilidade, favorecendo os pedestres (moradores, turistas, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida) no fácil acesso às áreas históricas, de visitação e contemplação, já que se trata de um cenário considerado um dos cartões postais de Corumbá. A visita do prefeito foi realizada na quinta-feira, 23 de abril.

Ainda segundo a Secretaria de Infraestrutura, a obra foi paralisada em razão da necessidade da construção do equipamento Funicular/Plano Inclinado. Agora, está em pleno andamento, com 84% dos serviços concluídos. Esta Requalificação Urbanística na ligação da parte alta com a parte baixa da cidade – Implantação Plano Inclinado faz parte do pacote do PAC Cidades Históricas para Corumbá. Tem valor de R$ 1.479.627,35.

Acessibilidade

Atualmente a acessibilidade entre a parte alta e a parte baixa (orla do rio Paraguai) da cidade de Corumbá é feita através de várias ladeiras e a histórica Escadinha da XV. As ladeiras da cidade trazem a memória de boa parte da história e tradições culturais do município, como a festa do Banho de São João na Ladeira Cunha e Cruz e acontecimentos históricos como a batalha da Guerra do Paraguai. Porém devido as grandes inclinações das ladeiras, dentre outros fatores, é dificultosa a mobilidade de ônibus de transporte público e pedestres a pé, desta forma não promove a facilidade de acesso ao Porto por parte da população local e dos turistas.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular