Em posse do Comando da 18ª Brigada, Município reforça parceria com Exército

Você está visualizando atualmente Em posse do Comando da 18ª Brigada, Município reforça parceria com Exército
  • Autor do post:
  • Post publicado:24 de abril de 2019

O general de brigada Ronaldo Morais Brancalione assumiu o Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira Ricardo Franco. A solenidade, na noite da terça-feira, 23 de abril, no pátio do 17° Batalhão de Fronteira, foi presidida pelo comandante Militar do Oeste, general de Exército Lourival Carvalho Silva.

O prefeito Marcelo Iunes prestigiou a cerimônia, que marcou a despedida do general de brigada Ricardo Piai Carmona do cargo.

“Desejo sucesso ao general Brancalione nesta missão de trabalhar pela defesa da fronteira oeste. Também expresso nosso desejo em reforçar a parceria da Prefeitura com o Exército Brasileiro nas ações que o Município desenvolve em prol da comunidade corumbaense”, afirmou Iunes.

O chefe do Executivo Municipal ainda desejou “sorte e sucesso” ao general Carmona na nova empreitada.  O general de brigada Ricardo Piai Carmona vai assumir a chefia do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, em São Paulo.

Uma das missões do novo Comando é dar sequência à implantação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) na área de atuação da 18ª Brigada.

O Sisfron tem por finalidade fortalecer a presença do Estado na faixa de fronteira, como parte de uma estratégia por meio do monitoramento, controle, mobilidade e presença. O complexo de segurança deve ser instalado numa área no bairro Padre Ernesto Sassida, entre o residencial e malha ferroviária, que ainda abrange os conjuntos Vitória Régia e Camalote.

O general Brancalione é da arma de Engenharia e ingressou no Exército em 24 de fevereiro de 1986, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e estava servindo no Departamento de Engenharia e Construção, sediado em Brasília. O presidente da Câmara Municipal de Corumbá, Roberto Façanha, também participou da solenidade.

A 18ª Brigada

A 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira “Ricardo Franco” é a sucessora histórica do Comando Geral da Fronteira Sul da Capitania de Mato Grosso e dos outros comandos que estabeleceram e mantiveram os limites da fronteira Oeste do Brasil.

É composta pelo é composta pelo 47º Batalhão de Infantaria (Coxim-MS); 17º Batalhão de Fronteira (Corumbá-MS); 2ª Companhia Fronteira (Porto Murtinho-MS); 3ª Companhia de Fronteira e Forte Coimbra (Corumbá-MS) e pela Companhia de Comando da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira (Corumbá-MS). A denominação atual foi definida pelo decreto 92.170, de 18 de dezembro de 1985.

Participe da lista VIP do WhatsApp do  FOLHA MS e receba as principais notícias no seu celular