Corumbá (MS)- Uma cena lamentável e repulsiva foi registrada na manhã desta quarta-feira (6), por uma equipe de reportagem da TV Morena que trabalhava na produção de uma matéria sobre a dificuldade enfrentada pela população na marcação de exames junto à central de regulação.
Após a confecção do conteúdo que foi ao ar na primeira edição do telejornal local, (MS 1), um servidor municipal conhecido como Chiquinho Gomes, lotado na secretaria de esportes do município (Funec), se aproximou do cinegrafista Valdeir Pereira e Karla Salentim, questionando sobre uma suposta filmagem em que ele teria aparecido.
Nas imagens é possível ver o servidor que se encontrava no horário de expediente, mas fora da sua unidade de lotação, tentando impedir que a equipe registre as imagens e ameaçando de quebrar o equipamento da TV, além de ter agredido o cinegrafista com um empurrão.
No áudio e possível entender claramente ainda o servidor ameaçando o cinegrafista algumas vezes.
“Ele está me filmando, tá me filmando sim”, dizia o servidor insistindo que a equipe estaria no local fazendo imagens dele.
Apesar das tentativas da repórter em explicar que as imagens que estariam sendo captadas são de um prédio público, sem ter o mesmo como foco, o servidor prosseguiu com as ameaças.
“Eu to falando pra você rapaz, eu to falando…. se você me filmar… se você virar para o meu lado eu vou quebrar essa câmera”, afirmou.
Após isso o servidor teria empurrado o cinegrafista e tentado pegar seu equipamento.
Toda ação foi acompanhada por dois guardas municipais que só se mobilizaram para acompanhar o ocorrido após o pedido da repórter.
De acordo com os profissionais de imprensa, um boletim de ocorrência deverá ser confeccionado na tarde desta quarta-feira.
Consultado pelo Folha MS, o Secretário de Saúde Rogério Leite, informou ter tomado conhecimento dos fatos ocorrido na frente de uma unidade liga à sua pasta e lamentou o ocorrido.
“É um episódio lamentável, isso daí não vem de cunho ao nosso perfil e que foi de uma atitude individual que a gente não sabe nem o porquê disso”, afirmou.
Em nota publicada no site institucional da prefeitura o município informa que as atitudes do servidor não foram tomadas com a conivência ou autorização da administração e que estará fazendo uma “apuração minuciosa” para que sejam adotadas as medidas cabíveis.
A nota ainda declara que a prefeitura “mantém um bom relacionamento com a imprensa” e destaca que a liberdade de imprensa é fundamental para o exercício da democracia.
No entanto, o esclarecimento não aborda o motivo da presença do servidor lotado em outra unidade institucional em horário de expediente no local.
Confira a nota na íntegra:
Nota de Esclarecimento Com relação às acusações de que um servidor público municipal teria agredido nesta quarta feira, 06/02, uma equipe da TV Morena, a Prefeitura Municipal de Corumbá tem a esclarecer o seguinte: 1 – O servidor, se agiu de forma agressiva, não o fez com a conivência ou autorização da administração municipal que só foi tomar conhecimento do fato depois de acontecido. 2 – Será feito uma apuração minuciosa para levantar os fatos e o que realmente aconteceu, para que as providências cabíveis sejam tomadas. 3 – A Prefeitura Municipal de Corumbá tem como princípio estabelecer um bom relacionamento com a imprensa, divulgar as informações e oferecer os dados solicitados pelos jornalistas e radialistas para que a população esteja sempre a par de tudo o que acontece na administração pública. 4 – A equipe da TV Morena, no teor da mesma reportagem que gerou o fato, esteve na sede da Prefeitura, na Secretaria Municipal de Saúde e, lá, foi muito bem recebida pelo secretário e demais servidores municipais. 5 – A administração municipal é convicta de que a liberdade de imprensa é fundamental para o exercício da democracia e, desta forma, respeita o trabalho das instituições.