Moradores do Jardim dos Estados recebem oficina de intervenção neste sábado

Ação será desenvolvida durante toda a manhã no Centro de Artes e Esportes (Foto: Renê Marcio Carneiro)
Ação será desenvolvida durante toda a manhã no Centro de Artes e Esportes (Foto: Renê Marcio Carneiro)

A Prefeitura de Corumbá programou uma série de ações para a manhã deste sábado, 07, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) do Jardim dos Estados. Será uma oficina de intervenção destinada à comunidade local que vai envolver as mais diferentes pastas da Administração Municipal.

As atividades serão abertas às 08 horas e se estenderão até às 12 horas. Estão previstas ações como pintura artística, roda de capoeira, plantio de árvores, dança, hip hop, atividades esportivas, ginástica, entre outras.

A ação está sendo coordenada pela Unidade Gestora Local, um grupo de trabalho que está atuando no processo de mobilização social junto à comunidade do Jardim dos Estados e adjacências, visando definir a gestão do espaço a partir do momento em que o Centro de Artes e Esportes for entregue pelo prefeito Paulo Duarte.

Arborização

O CEU está em fase final de conclusão e fica localizado ao lado do Centro de Convivência dos Idosos. Além de atividades esportivas, culturais e sociais, a Prefeitura, por meio da Fundação de Meio Ambiente, vai desenvolver um projeto de arborização de toda a área, com o plantio de 40 mudas de árvores de espécies nativas.

Serão plantadas 10 mudas de jatobá (Hymenaea stigonocarpa), 10 mudas de barriguda (Ceiba speciosa), 10 mudas de aroeira (Myracrodruon urundeuva), 05 mudas de ingá (Inga sp.) e 05 mudas de jenipapo (Genipa americana).

Essas espécies foram escolhidas, principalmente, por desempenharem um excelente sombreamento, amenizando a temperatura ambiente nos dias mais quentes, bem como para embelezar o local com suas copas frondosas e com suas flores, e para atrair aves que se alimentam dos frutos e encontram refúgio nesses vegetais.

“O plantio será realizado com o apoio da comunidade do entorno. Essa parceria é fundamental para garantir o bom desenvolvimento das mudas, que precisarão de cuidados básicos de rega nos primeiros meses a partir do plantio. Uma vez que a própria comunidade participa das etapas do plantio, esta se sente pertencente àquele espaço e torna-se uma colaboradora do meio ambiente, ao zelar pela arborização e por toda a área verde do lugar”, observa a diretora-presidente da Fundação, Luciene Deová.

O CEU

O CEU conta com uma quadra poliesportiva coberta, pista de skate, equipamentos de ginástica, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), salas multifuncionais, telecentro, sala de reunião, biblioteca, cineteatro/auditório com 60 lugares, pista de caminhada e campo de futebol.

A construção da praça integra uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A estrutura faz parte de um projeto desenvolvido pelos Ministérios da Cultura; Esportes; Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Justiça; Trabalho e Emprego, e do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O empreendimento está sendo implantado em uma área ao lado do Centro de Educação Infantil Maria Benvinda Rabello, e também do Centro de Convivência dos Idosos.

Trata-se de um equipamento público estruturado para integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, no qual você morador participa diretamente da construção desse processo de cidadania.

Comentários

Mais lidas

Sorry. No data so far.