Marcelo Iunes afirma que mantém equipe de governo e vai concluir projetos iniciados por Ruiter

Marcelo Iunes falou sobre a continuidade de projetos iniciados por seu companheiro de governo Ruiter Cunha / Foto: Erik Silva

Corumbá (MS)- Com a missão de conduzir o poder executivo corumbaense nos próximos três anos e dois meses, Marcelo Iunes, empossado prefeito municipal, após a repentina morte do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira, no último dia 01 de novembro, vítima de complicações cardíacas em um pós-operatório, falou pela primeira vez sobre o futuro da administração municipal e garantiu, que vai dar continuidade aos projetos iniciados por Ruiter no dia 01 de janeiro deste ano. Ainda abalado pela perda do companheiro político com quem estabeleceu a parceria vitoriosa nas eleições de 2016, em entrevista ao Folha MS, Iunes relatou que apesar da ausência de Ruiter, o plano de governo idealizado pelo grupo político composto pelas duas lideranças, seguirá adiante

“Nós tínhamos um projeto desde a campanha, um plano de governo que Ruiter começou a colocar em prática a partir do dia 01 de janeiro deste ano, e que o mesmo fazia questão de me colocar a par de praticamente tudo o que estava sendo executado, e vamos dar continuidade a todos os trabalhos já iniciados pelo prefeito Ruiter e realizar da forma como planejado. Vamos inclusive dar prioridade a algumas questões de urgências que ele mesmo faria, como a saúde e a Educação, então, os projetos que já foram iniciados serão concluídos, e os que ainda não tiveram início, serão executados”, afirmou.

Marcelo falou ainda da parceria que mantinha com Ruiter dentro da administração municipal e a afinidade entre os dois, e a maneira clara com que o chefe do executivo tratava das questões sobre a prefeitura com ele, irá facilitar e muito essa transição. “Ruiter era o que tocava de forma mais abrangente os projetos para cidade, mas fazia questão de me colocar a par de tudo o que planejava, o cronograma dos programas, as metas, enfim, isso com toda certeza vai facilitar esse início da minha gestão”, assegurou o prefeito.

Secretariado

Iunes disse que não planeja no momento realizar mudanças no secretariado

Sobre a possibilidade de mudanças dentro das secretarias e no primeiro escalão do executivo, Iunes foi categórico em afirmar que neste momento, não pensa em realizar mudanças. “Tudo é muito recente, não houve nenhum tipo de conversa comigo entre os secretários em relação a mudanças e até então, da minha parte, o “time” continua o mesmo”, garantiu, reforçando que, assim como Ruiter em algum momento do governo tinha a possibilidade de fazer mudanças, elas poderão ocorrer no futuro, mas diante de alguma necessidade.

Para o prefeito a prioridade neste momento é reforçar o trabalho iniciado por Ruiter, especialmente na questão de garantir recursos para o andamento dos projetos dentro do município. “Essa responsabilidade agora é minha, e vou começar a percorrer as esferas estaduais e federais para garantir que não falte recursos para conclusão do nosso plano de governo. Precisamos de verbas para manter o programa Saúde em Dia, reforçar a educação do nosso município e tenho certeza que garantindo a continuidade desses serviços para população, vamos manter a governabilidade”, disse.

Parcerias

Mantendo o foco de governar estabelecendo parcerias e assegurando recursos para cidade, Marcelo Iunes disse que deve estabelecer já nos próximos dias, o diálogo iniciado por Ruiter junto a Câmara Municipal, com o Governo do Estado, Deputados e a bancada federal na Câmara e Senado. “Esta era uma marca de Ruiter, tinha o poder de aglutinar lideranças e fazer com que essas parcerias se transformassem em benefícios para cidade, e meu foco é manter este viés, atualmente no atual cenário político, não é possível governar se não estabelecermos parcerias”, contou.

Prefeito Presente

Apontada como uma das características mais semelhantes entre os dois chefes do executivo, a proximidade com a população e a maneira abertura ao diálogo, ouvindo as pessoas mais humildes, deve ser reforçada pela administração de Marcelo Iunes durante o mandato. “Essa foi a forma de trabalhar que nos trouxe ao comando da prefeitura, não vejo outra maneira de conduzir a prefeitura se não for atendendo aos anseios da população, ouvindo quem de verdade mais depende dos serviços públicos. Dessa forma, vamos seguir com o projeto Prefeito Presente, levando a administração pública aos bairros e ouvindo deles as demandas e levando as propostas que temos para melhorar a qualidade de vida da população”, enfatizou.

Pacto por Corumbá

Com a sua candidatura para Deputado Estadual praticamente assegurada e visto como uma das maiores esperanças corumbaense para que o município recuperasse a representatividade política dentro da Assembleia Legislativa, antes do morte de Ruiter, Marcelo não irá mais concorrer ao cargo, mas assegurou que não irá abandonar o chamado “Pacto por Corumbá”, encabeçado pela Câmara Municipal e apoiado por Ruiter e que já vinha mantendo diálogos para o entendimento de nomes em consenso que iriam representar a cidade na disputa estadual.

“ Não vamos abandonar esse projeto e com a mesma naturalidade vamos discutir o projeto para conseguir um ou dois nomes que irão nos representar na assembleia legislativa. Agora se me perguntar hoje quem serão essas pessoas, não sabemos, mas posso garantir que tudo deve depender das pesquisas, quem vai escolher a quem devemos apoiar, será a população, não vamos empurrar nomes e candidatos que não tiverem o apoio popular, não temos compromisso com nomes e sim com a população por isso essa deve ser a forma que levaremos adiante este pacto”, concluiu o prefeito, lembrando que os nomes que terão o apoio deverá surgir de dentro do grupo político atual.

 

Comentários

%d blogueiros gostam disto: