Governo quer antecipar repasse de verba para carnaval de Corumbá; diz secretário

De acordo com secretário  estadual de cultura, repasse de verbas para carnaval de 2016 poderá ser feito ainda este ano / Foto: Arturo Ardaya
De acordo com secretário estadual de cultura, repasse de verbas para carnaval de 2016 poderá ser feito ainda este ano / Foto: Arturo Ardaya

A visita do atual secretário de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul Athayde Nery durante a realização do Carnaval Corumbaense, serviu para reforçar os laços de cooperação entre o estado e o município de Corumbá, em especial com a forte vocação cultural da região. Em entrevista ao FolhaMS, o secretário que permaneceu durante os dois dias de desfile das escolas de samba se disse encantado com a evolução e o envolvimento da cidade com o evento.

De acordo com ele, o governador do Estado Reinaldo Azambuja tem um grande compromisso em reforçar os eventos culturais que ocorrem em todo estado, e pretende fortalecer a realização de eventos como indutores culturais e turísticos. “Primeiramente uma das conquistas já obtidas no início dessa atual administração, é ter conseguido realizar o repasse de verbas para realização do carnaval de Corumbá e outras cidades, no mesmo valor que foi disponibilizado no ano passado e o mais importante, já fazendo um compromisso de realizar o repasse para o carnaval de 2016, no mês de julho, assim que for prestado contas do atual repasse”, disse.

Secretário esteve presente nos dois dias de desfile
Secretário esteve presente nos dois dias de desfile

Athayde informou que a medida visa dar melhores condições para que as agremiações possam trabalhar com maior tranquilidade,onde os carnavalescos poderão antecipar suas compras encontrando preços mais acessíveis e produzindo melhor o enredo escolhido por cada escola. “Este ano tivemos que fazer o repasse praticamente há três semanas do carnaval, e isso inviabiliza a própria construção do enredo da escola, por isso neste ano o governador já fará o repasse antecipado como uma solução a curto prazo para apoiar as agremiações das cidades onde essa festa maravilhosa é realizada”, afirmou.

Profissionalização

Para os próximos anos, o secretário revelou que a intenção do governo é de investir na profissionalização do carnaval no Estado, utilizando uma das mais tradicionais festas populares como uma ferramenta para geração de emprego e renda e fomento do turismo. “Mais adiante o governador pretende conversar mais diretamente com as ligas das escolas de samba, os presidentes das agremiações e prefeitos das cidades e fazer um carnaval ainda mais profissional aproveitando esse potencial para gere recursos para cidade, somente em Corumbá, o carnaval é um evento que movimenta mais de R$ 10 milhões de reais, então o retorno desses investimentos são certo”, completou.

Festival América do Sul

Tendo a continuidade de sua realização confirmada pelo próprio governador Reinaldo Azambuja, o Festival América do Sul será realizado em data acordada entre o prefeito de Corumbá Paulo Duarte e Reinaldo durante encontro na governadoria. “Este é um outro evento importante para fortalecer os laços de amizade entre os países da América do Sul, e ainda enaltecer o Pantanal, a cidade de Corumbá, trazendo mais um fomento econômico e turístico para região que será vista de uma forma muito positiva.

Comentários