Forças de segurança vão atuar de forma integrada durante Carnaval em Corumbá

Reunião com forças de segurança estaduais e municipais, além de outros setores da Prefeitura de Corumbá e o Judiciário resultou em acordo de cooperação para aprimorar a segurança no Carnaval. Além do prefeito Marcelo Iunes, participaram do encontro representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Agência Municipal de Trânsito e Transporte, Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Posturas e Judiciário. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito, na tarde desta quarta-feira, 10 de janeiro.

“Essa foi uma reunião com o objetivo de poder traçar a segurança do carnaval. O Município, além de colocar a Guarda Municipal e a Agetrat na segurança, irá contratar uma empresa particular para auxiliar e tomar conta da população. Além da Polícia Militar com o efetivo do 6º Batalhão, já existe um acordo com o governador para eles mandarem cerca de cem homens a mais para Corumbá e oferecer uma segurança maior não apenas para o turista, mas para o munícipe que merece participar da festa de maneira tranquila”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes.

Ele ressaltou que o que estiver ao alcance do Município para reforçar a segurança da população e dos turistas neste carnaval será realizado e incentivou a população a denunciar qualquer tipo de atitude suspeita durante o período de festas. “Esperamos que as pessoas se conscientizem para ir para brincar o carnaval e deixar a violência de lado. Se a população soube que tem alguém descendo armado, deve ligar para o 190 e para a Guarda Municipal para podermos prevenir. Não pode ter medo de falar, tem que denunciar e nos informar. Queremos assistir um belo desfile e queremos que nossos filhos também estejam em segurança”.

Polícias vão atuar de maneira integrada

Mais de 100 policiais militares deverão ser remanejados para Corumbá no período de Carnaval / Foto: Arturo Ardaya

De acordo com o tenente-coronel Silva Neto, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, o reforço no efetivo para o Carnaval em Corumbá está assegurado. “É essencial essa reunião entre as forças de segurança para que haja uma organização e padronização dos procedimentos visando minimizar a possibilidade de erros e aumentar a coordenação em relação aos órgãos que vão promover o Carnaval como as escolas de samba, os blocos e cordões e os próprios comerciantes que estarão presentes no local”. O plantão da PM será estabelecido no Clube Corumbaense como no ano passado, onde funcionará a triagem em casos de perturbação, crimes ou contravenções.

O delegado regional Antenor Camargo Leme informou que a Polícia Civil vai atuar no setor de investigação durante o Carnaval e pretende atuar nas ruas em parceria com a Polícia Militar e demais órgãos. “Acho de grande importância essa reunião para estabelecermos critérios na hora de atender tanto as ocorrências quanto atender ao público sobre informações e viabilizar a segurança de modo geral”, afirmou.

O juiz titular da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Corumbá, Dr. Maurício Cleber Miglioranzi, também contribuiu com a reunião. “Na medida em que a Vara da Infância e Juventude tem o deve de regulamentar a permanência de crianças e adolescentes em estabelecimentos e como consequência no período carnavalesco, a gente está contribuindo com a articulação das atividades de segurança para este Carnaval. Chegamos a um consenso importante no sentido de facilitar e concentrar os pedidos de alvarás em um único órgão, o que certamente vai agilizar a tramitação dos procedimentos e por consequência conferir mais segurança aos estabelecimentos”. O juiz afirmou que até o dia 30 de janeiro editará Portaria que regulamenta a permanência de menores de idade em eventos carnavalescos.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: