Festival América do Sul será realizado entre os dias 20 e 22 de agosto

Data do evento foi alterado pela segunda vez e deverá acontecer na 2ª quinzena de agosto / Foto: Arquivo
Data do evento foi alterado pela segunda vez e deverá acontecer na 2ª quinzena de agosto / Foto: Arquivo

Corumbá (MS)- O Festival América do Sul Pantanal está confirmado para os dias 20, 21 e 22 de agosto, em Corumbá, conforme o que havia sido tratado em março pelo prefeito Paulo Duarte em uma reunião com o governador Reinaldo Azambuja. Nesta sexta-feira, 17, a diretora-presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, vice-prefeita Márcia Rolon, tem um uma reunião às 16 horas com a equipe da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação do Governo do Estado, comandada por Athayde Nery, quando serão discutidos todos os detalhes sobre esta que será a décima segunda edição do agora FAS.

Apesar da dificuldade para execução e captação de recursos para a realização do evento, o Festival América do Sul Pantanal está confirmado. “Mesmo com a crise que estamos passando, haverá uma participação efetiva do Município”, comentou o prefeito Paulo Duarte, que em maio, em conversa com o governador Reinaldo Azambuja, garantiu a parceria, por meio dos gestores municipais de cultura e turismo, e da máxima utilização de mão de obra local.

Nesta quinta-feira, 16, Paulo e Márcia estiveram reunidos no gabinete e o assunto tratado foi justamente o Festival que estava previsto para acontecer, inicialmente, de 03 a 07 de junho. “Em maio, em um encontro com o governador, optamos pela realização em outra data, diante da necessidade de um tempo maior para a captação de recursos, principalmente. Amanhã, a Márcia se encontra com o secretário para detalhar a programação”, destacou o Chefe do Executivo corumbaense.

Desde o encontro do prefeito com Reinaldo Azambuja em maio, Márcia Rolon tem mantido contatos com autoridades ligadas à cultura da região sul-americana e também com empresários, no sentido de definir a vinda de atrações de outros países, bem como patrocinadores para o Festival.

“Já estivemos inclusive na Bolívia, juntamente com o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Arturo Ardaya, e fechamos com a Empresa Ferroviária Oriental, que será nossa parceira, transportando o cantor Aldo Peña e os integrantes de seu conjunto, para participar do FASP”, informou a diretora.

 

Programação

A programação do Festival América do Sul Pantanal será distribuída ao longo de três dias e será adequada a um novo formato, mantendo as manifestações já tradicionais como exposições de artes plásticas, fotografia, artesanato, cinema, espetáculos de teatro, dança, shows musicais e resgatando as palestras e debates.

Duarte e Márcia fizeram questão de citar que, durante o FASP, será montada uma praça de alimentação que vai gerar emprego e renda para o corumbaense. “O espaço será ocupado pelos trabalhadores locais, contribuindo assim com a geração de renda na cidade e um envolvimento maior da comunidade corumbaense”, disse o prefeito.

Soy loco

Em relação às inscrições para o concurso de vídeo “Soy loco por ti América”, que neste ano tem o tema “Mato Grosso do Sul: o olhar da juventude”, podem ser feitas até o dia 20 de julho.

Adaptado aos novos tempos, em que a rede mundial e a tecnologia são cada vez mais utilizadas, o “Soy Loco” vai focar a partir desta edição na produção de vídeos de estudantes e universitários sul-mato-grossenses.

Os alunos que poderão concorrer no “Soy Loco” são estudantes do ensino fundamental, do ensino médio e superior de todo o Mato Grosso do Sul. Desde o 8º ano do ensino fundamental até o aluno que está cursando o último ano da universidade, tanto das escolas públicas como privadas.

Os vídeos poderão ter até 2 minutos de duração e as inscrições serão feitas pelo preenchimento de um formulário eletrônico on line. O edital do concurso, inscrições e todas as informações, inclusive um guia de como produzir um vídeo, está disponível no site do festival pelo endereço: www.festivalamericadosulpantanal.com/soyloco .

Comentários

%d blogueiros gostam disto: