Em reunião, Ruiter discute avanços na gestão de saúde bucal

Reunião discutiu avanços na gestão da saúde bucal em Corumbá (Foto: Clóvis Neto/PMC)

Os avanços e desafios na gestão da saúde bucal nortearam as discussões do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira com o representante do Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul (CRO/MS), Francisco Grillo, em reunião realizada no início da tarde desta sexta-feira, 15 de setembro. Grillo participa da 8ª Jornada Odontológica que acontece desde a quinta-feira, dia 14, em Corumbá.

“A saúde bucal em Corumbá sempre foi um exemplo para o Brasil. O prefeito Ruiter está retomando essa situação. Está investindo no setor e nos profissionais. Temos a certeza de anos profícuos com resultados positivos para a odontologia nos próximos quatro anos”, afirmou o representante do CRO. Em 2012 – durante o segundo mandato do prefeito Ruiter Cunha –, Corumbá recebeu o prêmio Brasil Sorridente. O município foi apontado como a melhor gestão de saúde bucal do país entre as cidades entre 50 mil e 300 mil habitantes.

Grillo disse ainda que o Município retomou um serviço fundamental para o cidadão e que, por consequência, eleva a qualidade da saúde bucal oferecida na rede de saúde. “O atendimento odontológico noturno em unidades de saúde e o pronto-socorro 24 horas mostram o compromisso que o prefeito Ruiter tem com a classe odontológica e sua comunidade. Isso só traz benefícios para a população, para o trabalhador e classe odontológica”, afirmou o cirurgião-dentista.

O atendimento odontológico noturno, iniciado pela Prefeitura em maio nas unidades básicas de saúde Pedro Paulo II e Breno de Medeiros, contabilizou, somente nos primeiros dois meses de oferecimento do serviço, fluxo de 650 pacientes atendidos com exatos 1.031 procedimentos odontológicos realizados.

A implantação do período noturno foi determinação do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira e tem como objetivo garantir horário de atendimento aos trabalhadores e demais cidadãos que não têm disponibilidade de tempo durante o expediente convencional. A medida também dá suporte às áreas descobertas e a população ribeirinha, ampliando o acesso ao serviço odontológico na cidade.

O chefe do Executivo Municipal destacou que o estreitamento de laços entre o Município, a classe profissional e o Conselho só qualifica o serviço prestado à população. O bom relacionamento permite ainda o enfrentamento dos desafios na busca de avanços para o setor.

“Sempre tivemos uma parceria muito próxima com o Conselho e equipes da saúde bucal, porque entendemos que ela é essencial à saúde da população. No início da gestão retomamos alguns serviços que havíamos implantado nos nossos dois primeiros mandatos. Voltamos com o plantão noturno e várias outras conquistas que conseguimos ampliar. Essa troca de importante para implementarmos ações da saúde bucal com qualidade em nosso município, com maior eficácia para nossa população”, disse Ruiter.

Comentários