Dia D de Multivacinação realiza prevenção contra doenças e promoção à Saúde em Corumbá

Todas as unidade de saúde de Corumbá estarão funcionando durante o Dia D em Corumbá- Fotos: Leonardo Cabral

Acontece neste sábado, 16 de agosto, o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação. O objetivo da campanha é fazer a prevenção de doenças e promoção à saúde. Ao todo, dezesseis tipos de vacinas para crianças e adolescentes com menos de 15 anos estão sendo disponibilizadas nas Estratégias de Saúde da Família- ESF.

De acordo com o secretário de Saúde Rogério Leite, todas as unidades, que já contam com vacinador, estarão funcionando para atender a população. Mas ele ressalta que desde o início do ano, o município vem realizando campanhas para se ter o controle vacinal na região.

“Não há mais porque a população não ter a carteira vacinal atualizada, diante de todas as ações que o município vem fazendo. Estamos indo atrás das pessoas que ainda não tiveram a vacina contemplada. É a prevenção de doenças e promoção à saúde”, ressalta o secretário afirmando que a meta para a campanha é de 90% do púbico alvo imunizado.

Rogério ainda lembra que o importante é manter o cartão da vacina em dia, já que na Venezuela, país que faz fronteira com o Brasil, há surto de sarampo, “Ainda aqui em nossa área nada foi registrado, por isso é importante manter o cartão da vacina atualizado. A prevenção é a nossa principal arma diante de tudo isso, até mesmo por estarmos em uma área de fronteira, com outro país, que também não registrou a doença citada”, revela.

Campanha é destinada para crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos

Em 2017, o Ministério da Saúde fez alterações no esquema de vacinas e, por isso, orienta os pais a irem aos postos de saúde para checar a caderneta de vacinação e sendo uma das primeiras, a dona de casa Luciane Roca da Silva, que trouxe os três filhos para serem imunizados, a mãe falou da importância da prevenção, ainda mais o caçula dos filhos estar com o cartão atrasado.

“O meu caçula tomou três doses, pois estavam atrasadas. O maior foi antitetânica. Agora com o cartão em dia, é prevenir dessas doenças perigosas. Assim, que soube da campanha, já me planejei para poder traze-los para serem vacinados”, falou Luciane.

As vacinas disponíveis são contra doenças como sarampo, paralisia infantil, varicela, caxumba, rubéola, meningite, hepatite A, hepatite B, febre amarela e HPV.

As unidades funcionarão das 08h às 16h30.

Estratégia em Saúde da Família- ESF funcionando:

ESF Breno de Medeiros, localizado na rua Círyaco de Toledo, s/nº, bairro Popular Nova; ESF Gastão de Oliveira, rua Nossa Senhora da Conceição s/nº, bairro Maria Leite; ESF Fernando Moutinho, alameda José de Barros Maciel, nº48, Cristo Redentor; ESF Luiz Fragelli, av. Rio Branco, s/nº, Universitário; ESF Beira Rio, rua Delamare, nº384, Centro;

ESF Nova Corumbá, rua Círyaco de Toledo, s/nº, Nova Corumbá; ESF Popular Velha, rua Teodomiro Serra, s/nº, Popular Velha; ESF Padre Ernesto Sassida, rua José Fragelli, s/nº, esquina rua Dom Aquino, Dom Bosco; ESF Aeroporto II, rua Santos Dumont, nº47, Aeroporto. ESF Pedro Paulo II, rua Batista das Neves, nº119, Centro;

ESF Kadwéus, rua Círyaco de Toledo, s/nº, bairro Guanã; Centro Comunitário Padre Ernesto Sassida, no bairro Maria Leite; ESF Humberto Pereira, na rua Luiz Feitosa Rodrigues, esquina rua Duque de Caxias; e ESF Enio Cunha I, localizado na Alameda Tamengo, s/nº, bairro Cervejaria.

 

 

 

 

Relacionadas

Comentários