Concurso de marchinhas reúne talentos em família no carnaval de Corumbá

Com 10 musicas participantes primos já conquistaram três premiações desde 2012 / Foto: Arturo Ardaya
Com 10 musicas participantes primos já conquistaram três premiações desde 2012 / Foto: Arturo Ardaya

Corumbá (MS)- O ritmo há décadas caiu no gosto popular e embala uma das mais tradicionais festas da cultura brasileira. A conhecida “Marchinha de Carnaval” que se tornou uma cadência obrigatória para animação de blocos, cordões e festas carnavalescas, conquistou o seu espaço por todo Brasil e hoje vemos em diversas regiões, concursos e competições em busca de novos sucessos.

Em Corumbá, cidade em que é realizada o maior e mais animado carnaval do centro-oeste não poderia ser diferente. Todos os anos com o apoio da Prefeitura Municipal através da Fundação de Cultura, é realizado o concurso para eleger as melhores marchinhas corumbaenses em um   evento que atrai dezenas de compositores e intérpretes.

A paixão pelo carnaval vem desde 2012 unindo uma família e revelando um talento que expõe, além de criatividade, a pluralidade da cultura pantaneira. As marchinhas já foram conhecidas como as caricaturas da sociedade brasileira: as letras são marotas e divertidas, têm um humor escrachado e retratam os costumes e a história do país e de uma região. O politicamente correto não tem espaço, não existe tema proibido, as frases de duplo sentido são bem-vindas e qualquer tema sério se transforma em uma grande brincadeira.

E é assim que os primos Diego Rodrigues, Kris e Karen Simões (irmãs), emplacaram três músicas na final do Concurso de Marchinhas de 2015, não ganharam, mas levantaram a galera com a bela apresentação da intérprete Kris Simões. O Diego cuida da letra e a Karen da melodia, com as marchinhas Parará Timbum, o Zap Zap da Minha Sogra e o Envergo mas não Quebro, o trio recebeu o convite para animar a festa durante a descida do bloco carnavalesco Sandálias de Frei Mariano e no bloco dos palhaços.

Motivação

Em 2015 parceria conquistou terceiro lugar no concurso de marchinhas
Em 2015 parceria conquistou terceiro lugar no concurso de marchinhas

À reportagem da Folha MS o trio falou sobre a motivação e o amor pelo carnaval. Segundo Karen Simões, a satisfação e recompensa pelo esforço é poder conferir o público cantando as letras compostas e produzidas pelo trio. “A inspiração nós tiramos do dia-a-dia, das experiências e principalmente dos assuntos mais atuais, como por exemplo o whatsapp que se tornou uma febre e buscando fazer com que as pessoas que escutam a marchinha se identifiquem com a história”, disse.

De acordo com a família o mais importante é construir músicas divertidas, que não sejam apelativas e principalmente, que possam ser cantadas desde crianças até por adultos. (Colaborou Arturo Ardaya).

Confira as seis marchinhas finalistas do concurso de 2015

Vizinha Fofoqueira

 

Pararatibum

O Zap Zap da minha sogra

Eva e Adão Fruto da Imaginação

Envergo mais não quebro

Carnaval chegou

Comentários

Mais lidas

Sorry. No data so far.